quinta-feira, 19 de maio de 2016

Disciplina de Sociologia Leitura complementar


1º ano do Ensino Médio


2ª ATIVIDADE

Disciplina de Sociologia

Conhecimento sociológico e senso comum

A Sociologia corresponde às três disciplinas das Ciências SociaisSociologia, Antropologia e Ciência Política.

Conheceremos algumas ferramentas das Ciências Sociais que podem contribuir para olharmos o mundo e o nosso cotidiano de forma mais crítica. Passearemos brevemente pelos autores considerados mais importantes nessa área. Iniciaremos nossa unidade abordando o tema conhecimento sociológico, para entender em que sentido ele se diferencia de outras formas de conhecimento.

Conhecer, segundo o dicionário Aurélio de língua portuguesa, é ter noção, conhecimento, informação e saber.



Figura 1: Temos como sinônimos de conhecimento os substantivos ideia, noção, informação, notícia, ciência, prática da vida, experiência, discernimento, critério, apreciação, consciência de si mesmo e acordo.

Estes são substantivos que nos são extremamente familiares, e nos remetem a habilidades que todos nós vamos desenvolvendo ao longo da vida. Mas, há muitas formas e maneiras de obter ou produzir conhecimento. O que será que diferencia o conhecimento sociológico de outras formas de conhecimento?

Chamamos de senso comum o conhecimento que resulta de opiniões geralmente aceitas de modo acrítico como verdades, comumente compartilhadas por indivíduos de uma determinada época, local ou grupo social. É uma forma de conhecimento baseada muitas vezes no pensamento mais imediato, resultante da experiência de vida cotidiana, que, por exemplo, associa os comportamentos dos indivíduos à natureza humana, ao invés de relacioná-los à cultura. Estes pensamentos muitas vezes nos são transmitidos a partir dos meios de comunicação de massa, uma vez que podem representar a expressão de muitas pessoas.

O senso comum é indispensável à continuidade das nossas vidas porque muito do que aprendemos para o dia a dia, chega até nós, desde a mais tenra infância, por meio de conhecimento transmitido a partir do senso comum.

Mas importantes sociólogos alertam: quando repetidos muitas vezes, os fatos tendem a se tornar familiares, e o que é familiar costuma ser considerado autoexplicativo, por vezes não apresentando problemas, por vezes não despertando muita curiosidade.

O conhecimento sociológico por sua vez, visa refletir criticamente sobre os fatos, fenômenos e acontecimentos sociais, a partir de ferramentas próprias da Sociologia, na tentativa de extrapolar os sentidos do senso comum. Muitas vezes o conhecimento sociológico nos faz olhar por outros ângulos, nos deslocando daquilo que já conhecemos e nos lançando a caminhos que estão a ser descobertos. A Sociologia, ao contrário do senso comum, atina-se a um discurso responsável, utilizando os atributos da ciência para se distinguir de outras formas de conhecimento.

O saber sociológico pode oferecer algo que o senso comum, por mais rico que seja, não poderia dar. Mas qual seria a diferença entre um tipo de conhecimento e outro, então?

Para Bauman e May (2010), dois sociólogos contemporâneos, a Sociologia e o senso comum diferem quanto ao sentido que cada um atribui à vida humana em termos de como entendem e como explicam os eventos, circunstâncias, fatos, fenômenos e culturas. Pensar sociologicamente é dar sentido à vida através da análise das numerosas teias de interdependência humana. O objetivo maior da disciplina seria então a compreensão. Pensar sociologicamente pode nos tornar mais abertos em relação ao que é diferente ou ao que não conhecemos; pode nos ajudar a tentar estranhar o que é considerado natural. Quanto mais viável for essa aventura, mais flexíveis os indivíduos serão, e mais poder terão!

O nascimento da Sociologia

A Sociologia é uma disciplina que nasce no século XIX como resposta às grandes transformações socioeconômicas da Europa. Você deve ter visto em História que a desintegração da ordem feudal, o Renascimento e o Iluminismo, deram os contornos para a sociedade capitalista. Foram base para esses contornos as mudanças que o mundo viu a partir dos séculos XV e XVI e as novas configurações políticas, sociais, econômicas e culturais trazidas pelas Revoluções Industrial e Francesa no século XVIII. A Sociologia surge, portanto, num contexto de revoluções, e há diferentes correntes sociológicas para a compreensão desta nascente sociedade moderna.

São três os principais pensadores da Sociologia: Karl MarxMax Weber Émile Durkheim, que se tornaram os clássicos da disciplina, e são considerados seus fundadores.Esses pensadores estavam tentando entender o sentido das transformações sociais e dar conta da complexidade e atrocidades de um mundo industrializado, que produziu novas diferenças entre grupos sociais.

Cada um desses autores está ligado a uma corrente filosófica e a um contexto social específico. Estes intelectuais estabeleceram abordagens conhecidas até hoje por todos os que estudam Ciências Sociais. Suas ideias e obras se difundiram pelo mundo, inspirando muitas gerações de sociólogos em vários países. Por isso eles são considerados clássicos da disciplina.

Você pode fazer o exercício de pensar que muitos acontecimentos da vida social ainda podem ser analisados a partir das sugestões desses intelectuais.

As ferramentas dos sociólogos são os conceitos, as ideias e as noções. Eles visam sintetizar as representações mais gerais e abstratas do que queremos falar. É a partir deles que analisamos a realidade social.  Vejamos as principais ferramentas dos clássicos da Sociologia, para em seguida fazer um exercício que vai nos fazer refletir sobre sensocomum e conhecimento sociológico.



Karl Marx (1818 – 1883) é um teórico clássico do pensamento sociológico que tem exercido grande influência na Sociologia e na política no mundo inteiro. Foi um autor muito preocupado com a opressão das forças econômicas da sociedade capitalista. Escreveu muitas obras, sendo a principal e a mais popular - O Capital, em que aborda o sistema capitalista. Este autor explica a história a partir da luta de classes, o conflito e o confronto entre duas classes sociais antagônicas na luta por seus interesses:a burguesia e o proletariado. No modo de produção capitalista, temos um antagonismo entre a burguesia, classe social que detém os meios de produção (fábricas, terras, capital), e o proletariado, classe social representada pelos trabalhadores, obrigados a vender sua força de trabalho. Em Marx, o papel do pensamento sociológico é a transformação da sociedade, que tende ao conflito de classes.




Max Weber (1864-1920) Na Alemanha, Weber foi um autor bastante preocupado em definir métodos e ferramentas de trabalho para os sociólogos. Este autor também se preocupou em estudar o capitalismo, mas prestou especial atenção à cultura e aos significados da ação dos homens na criação desse capitalismo. Sua principal obra foi “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, na qual aborda as relações entre política, economia e crenças religiosas. Diferentemente da perspectiva de Durkheim, para ele, a sociedade se forma a partir do conjunto de ações dos indivíduos. Por isso, um dos conceitos fundamentais em sua obra é o de ação social: é o homem que determina o sentido de seus atosA tarefa da Sociologia é compreender o sentido que o ator social atribui à sua conduta. A ação torna-se social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a reação dos outros indivíduos.



Émile Durkheim (1858 – 1917) é considerado um dos primeiros teóricos da Sociologia, instituindo-a como disciplina na França. Para este autor, a sociedade funcionava como um organismo exterior e superior aos indivíduos, manifestando-se a partir de um conjunto de crenças, tendências, leis, normas, regras e práticas do grupo tomadas coletivamente, que determinam a maneira de ser e agir dos indivíduos. Para ele a tarefa da Sociologia é a de organização da sociedade, a partir da descoberta das suas leis de funcionamento, através do estudo dos fatos sociais maneiras de agir, de pensar e de sentir gerais, exteriores ao indivíduo e que se impõe de forma coercitiva. Eles são fenômenos sociais que devem ser observados pelo cientista de forma objetiva.

* Este material é uma adaptação dos Módulos produzidos pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro intitulado “Ciências Humanas e suas tecnologias” de autoria da CECIERJ.

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